Como o ChatGPT pode ajudar os provedores de internet?
Diego Fick
17 de abril de 2023
business intelligence

Entenda como o ChatGPT e a Inteligência Artificial podem ajudar o seu provedor de internet.

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Quem trabalhou com tecnologia nas décadas de 90 e 2000 precisou muitas vezes “tirar leite de pedra”, tamanha era a limitação técnica dos softwares e o alto custo dos hardwares. Desde então a sociedade demandou um alto consumo tecnológico fomentando um mercado que nunca parou de se desenvolver, tornando-se muito mais acessível com o passar dos anos. Nos dias de hoje, a maioria das pessoas dispõem de acesso a computadores, smartphones, tablets, entre outros produtos. Mesmo geladeiras, aspiradores de pó e mais uma grande variedade de aparelhos podem ser conectados as redes domésticas e controlados por aplicativos. Para alimentar essa gama enorme de equipamentos, os provedores também acompanharam a evolução fornecendo uma internet rápida e de qualidade.

Mas então, se temos computadores super potentes, internet veloz e telefones que podem armazenar uma vida inteira. Qual seria o próximo passo da revolução tecnológica visando os usuários?

Nos últimos meses um assunto pulou das páginas da ficção científica para fazer parte das nossas vidas. A Inteligência Artificial, ou como é abreviada: IA. Quem testou as IAs para criação de textos e geração de imagens ficou surpreendido com o nível quase mágico que elas funcionavam. Nesse artigo vamos abordar a principal delas, o ChatGPT e como ele pode ajudar a melhorar seu provedor. Primeiramente vamos descobrir o que é o ChatGPT, e para isso, ninguém melhor do que ele mesmo para responder:

Ok, mas e como ele pode ajudar o seu provedor?

Vamos dividir em duas áreas para facilitar o entendimento: a Externa e a Interna.

EXTERNA é aquela que seus clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes vão interagir, seria a área visual.

ATENDIMENTO: O ChatGPT pode ser programado para fornecer suporte ao cliente, responder a perguntas comuns e ajudar os usuários a resolver problemas técnicos simples. Isso pode reduzir a carga de trabalho dos funcionários e permitir que os provedores ofereçam um atendimento mais eficiente e satisfatório. Aqui cabe uma observação: Robôs de atendimento já fazem isso, mas com o ChatGPT é como se o cliente realmente estivesse conversando com alguém, sem aquela interação artificial.

MARKETING: Melhorar a estratégia ajudando o provedor a entender as necessidades e preferências dos usuários analisando suas interações com o site e as redes sociais da empresa, identificando assim tendências e padrões de comportamento que possam ser utilizados para atingir um maior público.

PUBLICIDADE: Usando textos direcionados e um vocabulário mais amplo, ele pode ajudar o provedor a criar uma identidade visual fortalecendo o vínculo do cliente e criando fidelidade com a marca.

INTERNA seria a área focada para melhorar o funcionamento do provedor no dia a dia, agilizando e aprimorando os serviços.

REDE: O ChatGPT pode ser treinado para ajudar os provedores de internet a gerenciar sua rede de maneira mais eficiente. Ele pode fornecer informações em tempo real sobre o desempenho da rede, identificar problemas de latência ou congestionamento sugerindo soluções para melhorar a qualidade da conexão.

DEMANDA: Usando estatísticas para prever a demanda futura por serviços de internet, com base em dados históricos e comportamento dos usuários. Isso pode ajudar os provedores a planejar melhor uma possível expansão e a investir de forma mais eficaz em infraestrutura.

PRODUTOS: Ele pode analisar as solicitações e sugestões dos clientes, bem como as tendências do mercado para identificar oportunidades de inovação e melhorias, desenvolvendo novos produtos e serviços.

Estas são apenas algumas sugestões de como a inteligência artificial pode ajudar a melhorar seu provedor, mas a grande dica aqui é: Acesse o site e converse, isso mesmo, converse com o ChatGPT, você vai ficar surpreso com a quantidade de insights que poderão surgir.

ALÉM DE, CLARO, ESTAR INTERAGINDO COM O FUTURO!