Os efeitos da Reincidência no seu provedor
Mariele Nopes
29 de maio de 2023
business intelligence
Quantos atendimentos referentes ao mesmo problema são abertos para um único cliente dentro de um curto período? Você já se perguntou se não é esse o fator real para a causa dos seus cancelamentos? 
reincidência atendimentos
 
Em algum momento você já deve ter se questionado sobre possíveis formas de identificar clientes insatisfeitos com o intuito de evitar possíveis cancelamentos, mas ao mesmo tempo você não encontra ferramentas ou meios assertivos para identificar esses clientes.

As reincidências de atendimentos são uma realidade enfrentada por muitos provedores de internet dentro do contexto em que o mercado se encontra, onde a necessidade de contatar repetidamente a empresa para resolver problemas relacionados ao serviço se torna frustrante para ambas as partes. Este excesso de atendimentos sem a devida solução acaba causando um desgaste no relacionamento do provedor com o cliente.

Os principais fatores que geram reincidências e tem se tornado unanimidade entre os provedores são:

 - Problemas técnicos e de infraestrutura
 - Falta de instrução adequada para o cliente
 - Má prestação no atendimento
 - Distanciamento no relacionamento com o cliente pós venda
 - Questões financeiras como cobranças indevidas ou planos incorretos, entre outros motivos. 

Esses problemas quando não resolvidos de forma adequada levam o cliente até a decisão do cancelamento. Porém, antes que ocorra qualquer solicitação de cancelamento, é de responsabilidade da sua empresa acompanhar e resolver problemas recorrentes, monitorando os problemas mais comuns enfrentados pelos clientes e implementando medidas para resolvê-los de forma permanente, evitando reincidências frequentes. 

As medidas a serem adotadas podem partir de um treinamento interno para o suporte técnico adquirir mais conhecimento, investir em infraestrutura de rede, revisar os processos de faturamento e cobrança, trabalhar o relacionamento com o cliente e adotar medidas de pesquisa para conhecer o nível de satisfação com o seu produto. Para facilitar essa tomada de decisões e análise do que de fato precisa ser trabalhado e melhorado você precisa ter certeza do que realmente está ocasionando essas reincidências. 

Para isso, você pode utilizar um sistema de BI, como o da Analítica 3M, que facilitará e o ajudará a verificar quais são os motivos dessas reincidências, visto que o BI realizará a coleta atualizada de todos os dados registrados em seu ERP e lhe entregará relatórios e gráficos prontos com o número de reincidências tanto por cliente quanto por motivo de insatisfação. Nos tempos atuais, somente sofre por cancelamentos indevidos a empresa que não está preparada e disposta a investir na sua própria melhoria.