As reincidências de atendimentos são uma realidade enfrentada por muitos provedores de internet dentro do contexto em que o mercado se encontra, onde a necessidade de contatar repetidamente a empresa para resolver problemas relacionados ao serviço se torna frustrante para ambas as partes. Este excesso de atendimentos sem a devida solução acaba causando um desgaste no relacionamento do provedor com o cliente.
Os principais fatores que geram reincidências e tem se tornado unanimidade entre os provedores são:
Esses problemas quando não resolvidos de forma adequada levam o cliente até a decisão do cancelamento. Porém, antes que ocorra qualquer solicitação de cancelamento, é de responsabilidade da sua empresa acompanhar e resolver problemas recorrentes, monitorando os problemas mais comuns enfrentados pelos clientes e implementando medidas para resolvê-los de forma permanente, evitando reincidências frequentes.
As medidas a serem adotadas podem partir de um treinamento interno para o suporte técnico adquirir mais conhecimento, investir em infraestrutura de rede, revisar os processos de faturamento e cobrança, trabalhar o relacionamento com o cliente e adotar medidas de pesquisa para conhecer o nível de satisfação com o seu produto. Para facilitar essa tomada de decisões e análise do que de fato precisa ser trabalhado e melhorado você precisa ter certeza do que realmente está ocasionando essas reincidências.
Para isso, você pode utilizar um sistema de BI, como o da Analítica 3M, que facilitará e o ajudará a verificar quais são os motivos dessas reincidências, visto que o BI realizará a coleta atualizada de todos os dados registrados em seu ERP e lhe entregará relatórios e gráficos prontos com o número de reincidências tanto por cliente quanto por motivo de insatisfação. Nos tempos atuais, somente sofre por cancelamentos indevidos a empresa que não está preparada e disposta a investir na sua própria melhoria.