Muito se fala da importância e do efeito positivo que a ciência da análise de dados tem para a saúde da sua empresa - seja ela financeira ou estrutural. Mas o trabalho não se resume somente a estas duas palavras, seu escopo é muito mais abrangente. Nesse artigo vamos explicar os quatro tipos de análises usando alguns exemplos.
Análise Descritiva: Refere-se ao processo de analisar dados para descrever e resumir o que aconteceu no passado. É uma técnica retrospectiva que fornece informações sobre eventos que já ocorreram. Exemplo: Uma empresa pode usar esse tipo de análise para entender uma alta demanda de vendas de um produto específico, ou o número de cancelamentos acima da média em um prazo determinado.
Análise Diagnóstica: Refere-se ao processo de identificar as causas de um determinado evento, seja ele negativo ou positivo. É uma técnica que ajuda a determinar por que e como algo aconteceu analisando e identificando padrões ou anomalias, e assim potencializar ou minimizar estes eventos. Exemplo: Este tipo de análise pode ser usada para identificar as causas de uma interrupção no serviço, redução na velocidade de conexão, ou porque houve uma crescente procura por aumento de banda.
Análise Preditiva: Refere-se ao processo de prever as próximas tendências do mercado e demandas dos usuários usando algoritmos e estatísticas, permitindo assim que as empresas tomem a dianteira ante seus concorrentes. É uma técnica que usa modelos matemáticos para prever o que pode ocorrer com base em acontecimentos anteriores. Pode-se usar os resultados das análises descritiva e diagnóstica combinados. Exemplo: Esse modelo é usado para antever a demanda futura de um produto específico ou mesmo remodelá-lo em um novo conceito com base em padrões conforme eles se formem.
Análise Prescritiva: Refere-se ao processo de fornecer soluções ou recomendações. Pode se usar os resultados das análises preditiva e diagnóstica combinadas. É uma técnica que ajuda a tomar decisões melhores e mais informadas, fornecendo opções de ação para alcançar um determinado resultado. Exemplo: Uma empresa pode usar análise prescritiva para recomendar ações específicas para melhorar a eficiência e a qualidade de suas operações e serviços.
Esse foi apenas um pequeno resumo do complexo mundo da análise de dados. Sabemos que é um assunto bastante técnico, mas queríamos compartilhar um pouco do trabalho que a Analítica 3M e toda sua equipe de analistas desenvolve junto aos seus clientes.