plano
Controle de Estoque para Provedores de Internet com Business Intelligence
Como evitar prejuízos e organizar o estoque do seu provedor de internet com a ferramenta de Business Intelligence (BI). Com a crescente competição no mercado atual, os provedores de internet precisam encontrar formas de otimizar seus processos e reduzir custos, sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. E uma das áreas que pode ser beneficiada pela tecnologia é o controle de estoque, através do uso do Business Intelligence (BI). O BI é uma ferramenta que permite a análise de dados de diferentes fontes e transformá-los em informações úteis para tomada de decisões. No caso do controle de estoque, o BI pode fornecer insights valiosos para gestores, permitindo que eles identifiquem tendências e padrões, antecipem demandas futuras e evitem desperdícios. A seguir, listamos algumas das principais razões pelas quais os provedores devem utilizar o Business Intelligence no controle de estoque: Redução de custos e otimização do estoque Uma das principais vantagens do uso do BI é a possibilidade de identificar quais produtos têm maior saída e quais são os menos utilizados. Com essas informações, é possível tomar decisões mais precisas em relação à reposição de estoque, evitando a aquisição excessiva de produtos que não têm uma demanda tão grande, o que pode resultar em prejuízos financeiros. Por outro lado, quando um produto tem grande saída, é importante que ele esteja sempre disponível, para não prejudicar as adesões e manutenções. Com o BI, é possível prever a demanda futura e se preparar para atender às necessidades dos clientes de forma mais eficiente, garantindo que o estoque esteja sempre bem abastecido. Controle de qualidade dos equipamentos O BI também pode ser utilizado para monitorar a qualidade dos equipamentos em estoque. Com a análise dos dados de manutenções e rotatividade de equipamentos controlados através de um Identificador único como o MAC por exemplo, é possível identificar produtos com problemas de qualidade que ocasionam um número maior de substituições e necessidade de reparos. Isso é importante para garantir a satisfação dos clientes e a reputação da empresa. Análise de dados com maior Agilidade Com o BI, as informações são atualizadas com maior facilidade, permitindo que os gestores monitorem o estoque de forma mais eficiente e tomem decisões rapidamente. Isso é especialmente importante em momentos de alta demanda, quando é necessário reabastecer o estoque o mais rápido possível para evitar atrasos nas demandas. Melhoria do planejamento estratégico Utilizando-se do BI, é possível analisar não apenas os dados de estoque, mas também outras informações relevantes, como o histórico de movimentações, o comportamento dos clientes e a situação econômica do mercado. Com essas informações em mãos, os gestores podem fazer um planejamento estratégico mais eficiente, prevendo tendências e se preparando para enfrentar possíveis desafios. Redução de erros humanos O uso do BI também reduz a ocorrência de erros humanos, como o registro incorreto de dados ou a falta de atualização das informações. Com a automação do processo de coleta e análise de dados, as informações são mais precisas e confiáveis, reduzindo a probabilidade de falhas.   Em resumo, o uso do Business Intelligence no controle de estoque é uma ferramenta essencial para os provedores que desejam otimizar seus processos, reduzir custos e aumentar a rentabilidade. A Analítica 3M conta com dashboards específicos para o controle do seu Estoque. Entre em contato por aqui para saber mais informações.
plano
Como o ChatGPT pode ajudar os provedores de internet?
Entenda como o ChatGPT e a Inteligência Artificial podem ajudar o seu provedor de internet. Quem trabalhou com tecnologia nas décadas de 90 e 2000 precisou muitas vezes “tirar leite de pedra”, tamanha era a limitação técnica dos softwares e o alto custo dos hardwares. Desde então a sociedade demandou um alto consumo tecnológico fomentando um mercado que nunca parou de se desenvolver, tornando-se muito mais acessível com o passar dos anos. Nos dias de hoje, a maioria das pessoas dispõem de acesso a computadores, smartphones, tablets, entre outros produtos. Mesmo geladeiras, aspiradores de pó e mais uma grande variedade de aparelhos podem ser conectados as redes domésticas e controlados por aplicativos. Para alimentar essa gama enorme de equipamentos, os provedores também acompanharam a evolução fornecendo uma internet rápida e de qualidade. Mas então, se temos computadores super potentes, internet veloz e telefones que podem armazenar uma vida inteira. Qual seria o próximo passo da revolução tecnológica visando os usuários? Nos últimos meses um assunto pulou das páginas da ficção científica para fazer parte das nossas vidas. A Inteligência Artificial, ou como é abreviada: IA. Quem testou as IAs para criação de textos e geração de imagens ficou surpreendido com o nível quase mágico que elas funcionavam. Nesse artigo vamos abordar a principal delas, o ChatGPT e como ele pode ajudar a melhorar seu provedor. Primeiramente vamos descobrir o que é o ChatGPT, e para isso, ninguém melhor do que ele mesmo para responder: Ok, mas e como ele pode ajudar o seu provedor? Vamos dividir em duas áreas para facilitar o entendimento: a Externa e a Interna. EXTERNA é aquela que seus clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes vão interagir, seria a área visual. ATENDIMENTO: O ChatGPT pode ser programado para fornecer suporte ao cliente, responder a perguntas comuns e ajudar os usuários a resolver problemas técnicos simples. Isso pode reduzir a carga de trabalho dos funcionários e permitir que os provedores ofereçam um atendimento mais eficiente e satisfatório. Aqui cabe uma observação: Robôs de atendimento já fazem isso, mas com o ChatGPT é como se o cliente realmente estivesse conversando com alguém, sem aquela interação artificial. MARKETING: Melhorar a estratégia ajudando o provedor a entender as necessidades e preferências dos usuários analisando suas interações com o site e as redes sociais da empresa, identificando assim tendências e padrões de comportamento que possam ser utilizados para atingir um maior público. PUBLICIDADE: Usando textos direcionados e um vocabulário mais amplo, ele pode ajudar o provedor a criar uma identidade visual fortalecendo o vínculo do cliente e criando fidelidade com a marca. INTERNA seria a área focada para melhorar o funcionamento do provedor no dia a dia, agilizando e aprimorando os serviços. REDE: O ChatGPT pode ser treinado para ajudar os provedores de internet a gerenciar sua rede de maneira mais eficiente. Ele pode fornecer informações em tempo real sobre o desempenho da rede, identificar problemas de latência ou congestionamento sugerindo soluções para melhorar a qualidade da conexão. DEMANDA: Usando estatísticas para prever a demanda futura por serviços de internet, com base em dados históricos e comportamento dos usuários. Isso pode ajudar os provedores a planejar melhor uma possível expansão e a investir de forma mais eficaz em infraestrutura. PRODUTOS: Ele pode analisar as solicitações e sugestões dos clientes, bem como as tendências do mercado para identificar oportunidades de inovação e melhorias, desenvolvendo novos produtos e serviços. Estas são apenas algumas sugestões de como a inteligência artificial pode ajudar a melhorar seu provedor, mas a grande dica aqui é: Acesse o site e converse, isso mesmo, converse com o ChatGPT, você vai ficar surpreso com a quantidade de insights que poderão surgir. ALÉM DE, CLARO, ESTAR INTERAGINDO COM O FUTURO!
plano
Como Evitar Cancelamentos: Análise de Churn para o setor de Telecomunicações
Sua empresa tem muitos cancelamentos por mês? Está difícil de encontrar o equilíbrio entre as entradas de novos clientes e a manutenção dos atuais? Entenda como evitar que o seu cliente entre em “Churn”.   O mercado de telecomunicações, tanto no Brasil quanto no mundo, sofre para adquirir novos clientes e isso ocorre por uma conjunção de fatores: de acordo com dados da Anatel de janeiro de 2023, existem 44,4 milhões de acessos à banda larga fixa no Brasil, em uma população de 207,7 milhões de habitantes, conforme o censo demográfico do IBGE (2022). Considerando o número médio de 3,3 habitantes por domicílio, teríamos então uma possibilidade total de 62,9 milhões de residências possíveis de atendimento espalhadas pelo Brasil.   Dentro deste cenário em que o mercado de Telecom está tão acirrado, fica cada vez mais difícil e custoso adquirir novos clientes, fazendo com que haja uma batalha para atraí-los da concorrência ao mesmo tempo em que se luta para manter clientes atuais. Um alívio para esta situação são os dados históricos do IBGE que mostram o número de habitantes por residência caindo nos últimos anos, o que traz a oportunidade de abrir um novo ponto para um cliente já existente. Esta é uma das importâncias da fidelização e da satisfação dos clientes. Ainda assim, a rotatividade dos clientes em fim de contrato faz com que a empresa perca rendimentos quando há o cancelamento do seu produto ou serviço por parte do cliente. Sabendo que atrair novos clientes é muito mais caro do que manter os que já estão na base, precisamos estar atentos aos níveis de churn da empresa.   Mas afinal, o que é o Churn?   O Churn nada mais é do que a quantidade de pessoas que cancelam o seu serviço a cada mês. A métrica que buscamos para monitorar é o Churn Rate (ou Taxa de Abandono), que calcula os clientes cancelados no mês sobre o total de clientes da base daquele período. Para calcular a taxa percentual, basta multiplicar por 100.   Cálculo da Taxa de Churn     A importância da Análise de Churn   Em uma situação de aumento da quantidade de clientes que estão abandonando o seu provedor, o primeiro efeito que você irá perceber é a diminuição da sua base de clientes - e a consequente perda de faturamento referente a estes contratos. Um Churn alto com um tempo de vida curto dos clientes (LT) acaba resultando em um baixo LTV (Life Time Value - do inglês, valor do tempo de base).   A análise do churn também nos permite ver o LTV dos clientes que cancelam e confrontar este valor com o Custo de Aquisição do Cliente (custo de instalação, marketing, comercial, etc.), para perceber se os clientes estão “se pagando” no tempo em que ficam como clientes. Sabendo que a aquisição de um novo cliente é muito mais custosa do que a manutenção dos clientes atuais, analisar com atenção os seus possíveis cancelamentos é uma ótima maneira de retenção do seu faturamento atual.   Outro ponto muito importante além de calcular e monitorar a taxa de churn em si é conseguir perceber em que momento do tempo de base que o seu cliente deixa de entrar em churn e há a retenção do cliente, ou seja qual o ponto crítico para que você consiga manter o cliente e poder agir em cima deste período.   Como reduzir o Churn Rate?   Para evitar o churn, algumas medidas precisam ser tomadas e bem analisadas de modo a entender o que está acontecendo na sua empresa. Elencamos aqui quatro pontos. Vamos a eles:   1) ENTENDER O PORQUÊ DOS CANCELAMENTOSEntender o motivo pelo qual o cliente pode estar abandonando o seu provedor é o primeiro passo para compreendermos como podemos reduzir a taxa de abandono.   2) MONITORAR A SATISFAÇÃO DOS CLIENTESFazer pesquisas com os seus clientes ajuda a entender os principais desafios e as principais qualidades que você tem como empresa. Uma pesquisa eficaz pode auxiliar na redução da taxa de abandono, pois auxilia a empresa a estar em um estado de busca pela melhoria contínua.   3) MELHORIA CONSTANTE DO PRODUTO E SERVIÇO O terceiro ponto elencado diz respeito a melhoria contínua dos produtos e serviços ofertados - seja no atendimento prestado ao cliente (diminuir o Tempo Médio de Espera até o atendimento do cliente), seja pela qualidade e disponibilidade dos produtos e serviços que a empresa trabalha.   4) INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA E ANÁLISE DE DADOSPor fim, entender o momento em que o seu cliente está saindo da empresa, através de dados rápidos para a tomada de decisão da gestão. Com o sistema de Business Intelligence da Analítica 3M, lhe auxiliamos na análise de churn para telecom e você conseguirá tanto monitorar o seu Churn Rate de maneira automatizada, quanto visualizar os principais motivos que levam ao cancelamento dos seus clientes. Além disso, contamos com uma tela de Churn Score, que mensura e classifica os clientes que têm alta possibilidade de entrarem em churn, assim auxiliando você na prevenção dos cancelamentos. Entre em contato agora através deste link com um dos nossos consultores, saiba mais sobre as nossas ofertas e deixe de perder clientes e parte substancial do seu faturamento todos os meses pela falta de uma análise criteriosa do seu churn.   Referências   ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações. Painel de Dados - Acessos. Ministério das Comunicações, 2023. Disponível aqui. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022. IBGE, 2022. Disponível aqui. PROVOST, F.; FAWCETT, T. Data Science para Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
plano
Business Intelligence para Provedores de Internet
      Olá pessoal, hoje iniciamos o Blog A3M que visa compartilhar com nossos clientes e os demais provedores que nos acompanham, um pouco dos cases, expertises, insights e conhecimentos que adquirindo nesses mais de 10 anos trabalhando com ISP’S.   Devido ao meu trajeto e de grande parte da nossa equipe, que vem desde trabalhar em provedores de internet, passando pelo suporte dos principais ERP's do mercado, depois prestando consultoria em fluxos e processos para ISP’s por todo o Brasil, até chegar no momento atual, no qual já atuamos há mais de 3 anos em análise de sistemas com foco em Business Intelligence (BI), hoje eu digo, trabalhar com BI é extremamente desafiador.   E não é apenas pela complexidade técnica, pela quantidade massiva de dados nas quais precisamos analisar e estruturar diariamente, pelo alto nível de conhecimento que precisamos no nicho de negócio que atuamos para trazer dados relevantes e que tragam valor para a empresa. Ou ainda pela quantidade de ferramentas necessárias para que toda uma estrutura de um sistema de BI de verdade precisa para entregar o que ele realmente se propõe, a “Inteligência de Negócio”.   Hoje, talvez nosso maior desafio seja conseguir desmistificar todo o folclore, os mitos, as teses e os paradigmas que a internet cria em cima dessa tecnologia. Então nesse artigo vou falar sobre 6 motivos reais do porquê seu provedor deve contratar um sistema de Business Intelligence (BI).      SEGURANÇACom certeza, se você não tem um sistema de BI, sua gestão é feita em planilhas, que passa de e-mail para e-mail, drives, WhatsApp, comunicadores internos ou até mesmo impressos. Planilhas fazem com que os dados não sejam tratados com a devida segurança, e dificulta a restrição de acesso. A equipe da Analítica 3M trabalha há mais de 10 anos com provedores de internet e sabemos a importância da base de dados de um provedor. ATUALIZAÇÃOTer os KPIs atualizados, sem a necessidade de exportações, intervenção humana ou que fiquem desatualizados por erros ou esquecimentos e correria do dia a dia. Você alguma vez participou de uma reunião onde os dados que estavam sendo apresentados não coincidiam com a realidade? CONTINUIDADEÉ muito importante com que os processos, acompanhamento e desenvolvimento tenha continuidade para não se perder o trabalho já executado. BI é uma inteligência artificial que como qualquer outra quanto maior o tempo e o número de coleta de informações, mais precisa. Muitos clientes nos buscam após iniciarem um controle interno e depositarem toda essa responsabilidade em uma pessoa que em qualquer ausência ou até mesmo desligamento faz com que o controle pare e se perca todo o trabalho executado até o momento. MOLDAGEMPara um BI ser eficaz, ele precisa se moldar ao provedor, considerando o seu tamanho, tipo de gestão, crescimento, metas, capacidade do ERP, etc. Empresas que vendem o BI como um projeto fixo estático e engessado não estão aplicando a inteligência de negócio. FASES DO PROVEDORO BI precisa ir se desenvolvendo conforme as fases do provedor. Com o tempo que atuamos com provedores de internet, sabemos que ele vive de ciclos, que de tempos em tempos se repetem, como muitos nichos, porém os ISP’S têm suas particularidades. Então sabemos que não se trata de uma receita de bolo, um provedor poder estar vindo focado em melhorar suas vendas, outro em diminuir o cancelamento, arrumar o estoque, fazer o controle financeiro, melhorar o monitoramento e o desempenho do seu suporte ou até mesmo “arrumar a casa” para ser vendido. Com isso, antes de iniciar o uso de um BI, saber qual a sua fase é prioritário para um melhor resultado. HISTÓRICOUm dos argumentos de quem ainda não entende o que é Business Intelligence (BI) é o famoso “mas meu sistema está bagunçado, os dados não estão corretos, não sei se é o momento”. Uma das finalidades do BI é os dados passarem a ser íntegros, fazendo com que possamos olhar para trás e confiar no que estou vendo e ter certeza se melhorou, piorou ou estabilizou. Ou seja, quanto antes você começar, antes terá integridade nos seus dados.